Isabela Fleury's profile

Post Florentino Jard. - Criação de imagem e copywriting

São muitas as plantas, árvores e frutos presentes em diversas mitologias pelo mundo. A natureza faz parte de tudo, inclusive de vários mitos e lendas mundo afora, desde a Árvore da Vida até muitos remédios e balsamos para todo tipo de mal. E, se há uma mitologia que é cheia de plantas em muitas histórias, é a grega. Então, considerando os mitos, que plantas um deus grego teria em seu jardim?

Primeiro, se tivesse um pergolado, ele com certeza teria uma videira. Trepadeira de caule lenhoso e ramos flexíveis, que emitem gavinhas de fixação e dá cachos de pequeninas flores brancas; mas são seus frutos as verdadeiras estrelas: a planta, as uvas e o vinho eram sagrados para Dionísio, o deus das festas, da alegria e do teatro.

Já no pomar, um deus grego certamente teria amoreiras e romãzeiras. As amoras porque, na mitologia, se originaram do sangue derramado pelos Titãs na guerra contra os deuses. Não só uma fruta deliciosa, seria também um símbolo de sua força e vitória. E a romã porque simbolizava a fertilidade e o casamento, além de ter sido a fruta consumida por Perséfone no Submundo, depois de ter sido levada por Hades.

Na horta com certeza haveria menta, pois Minthe era uma Náiade que foi transformada em planta, em menta, justamente por Perséfone. E nos canteiros não poderiam faltar jacintos nem narcisos: ambos homens mortais que morreram e, posteriormente, foram transformados em flores pelos deuses, eternizados nesta forma.

E, em um vaso, num local ensolarado e de destaque, certamente haveria um girassol, planta anual que está sempre de rosto virado para a luz. Na mitologia a planta, na verdade, era uma ninfa que se apaixonou por Apolo e, mesmo transformada em flor, continuou a lhe seguir em seu movimento pelo céu, do nascer ao pôr do sol.

E você, conhece mais alguma planta relacionada a algum mito ou divindade grega? Quais dessas plantas você teria no seu jardim? Comenta aqui e compartilha com algum amigo que é fã de jardinagem ou de mitologia grega.
Post Florentino Jard. - Criação de imagem e copywriting
Published:

Post Florentino Jard. - Criação de imagem e copywriting

Published:

Creative Fields